fbpx

BLOG

Arquitetura

Arquitetura de luxo: o que não pode faltar em um projeto!

A Arquitetura de Luxo é um dos nichos mais sofisticados do mercado de arquitetura e designer! Por esse motivo, esses projetos possuem características próprias a fim de atender as demandas de clientes exigentes,ou seja, que priorizam qualidade e outros diferenciais no seu projeto arquitetônico e de design. Mas, será que essa é a vertente mais adequada para você?

Pensando nisso preparamos um guia com informações gerais sobre a arquitetura de luxo! Então, aproveite para conhecer um pouco mais sobre essa vertente da arquitetura, além de entender os seus diferenciais e aprender o que não pode faltar em um projeto arquitetônico de luxo.

A definição de arquitetura de luxo:

A arquitetura de luxo nada mais é que uma vertente da arquitetura que prioriza elementos de alta qualidade no seu projeto. Porém, essa é apenas uma definição simples para um mercado complexo! Já que, assim como em outras vertentes da arquitetura, os elementos que compõem esse estilo esbarram em muitas concepções pessoais.

Uma pessoa pode, por exemplo, ser adepta de ambientes com itens exuberantes e mobílias marcantes. Já outras preferem uma decoração minimalista que também pode ser composta por elementos tradicionais da arquitetura de luxo. Além disso, todas essas tendências estão sujeitas a ação do tempo, ou seja, elas sofrerem influência cultura do momento. Por isso, o que é considerado luxuoso hoje, pode não ser considerado luxuoso amanhã!

Itens não podem faltar em um projeto de luxo:

Apesar dessa relatividade está presente no conceito da arquitetura de luxo, existem alguns elementos que podem ser considerados atemporais. Isso porque, mesmo com as mudanças nas tendências, eles estão sempre associadas à sofisticação. Portanto, pode-se afirmar que são itens que não podem faltar em um projetos de luxo!

Existem 8 elementos que estão sempre presentes em projetos mais sofisticados:

  • móveis com design inovador;
  • ângulos retos;
  • valorização da luz externa com grandes janelas;
  • cores neutras (claras ou escuras);
  • móveis planejados em todos os ambientes;
  • espelhos em pontos estratégicos;
  • obras de arte;
  • elementos em vidro.

Em projetos da arquitetura luxo eles estão sempre presentes! Mas, cada elemento será empregado conforme as necessidades e gosto do cliente. Isso porque, conforme citamos anteriormente, todas a vertentes da arquitetura estão sujeitas a personalidade de quem irá usufruir diariamente do espaço. Assim é possível criar um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado!

A escolha de um estilo que combine com você:

Um projeto de arquitetura de luxo pode ser composto por características de outros estilos arquitetônicos, conforme citamos na sua definição. Portanto, é possível empregar os itens do estilo que mais está de acordo ao seu gosto pessoal e bem-estar. Caberá ao arquiteto integrar os diferenciais de uma arquitetura de alta qualidade, aos elementos que representam a personalidade do cliente.

Quem é adepto à arquitetura minimalista, por exemplo, receberá um projeto composto por elementos clean e funcionais, mas que não deixam de ser sofisticados. Já quem apreciar a arquitetura contemporânea e moderna terá um projeto composto por itens inovadores e bem ousado.

De qualquer forma, a dica é contar com profissional que seja experiente e especializado na arquitetura de luxo. Afinal, ele saberá agregar elementos de alta qualidade no seu projeto e ao mesmo tempo respeitar a sua identidade.

O escritório Bellini Arquitetura e Decoração já possui ampla experiência em projetos de luxo! Um dos nossos cases de sucesso é a sofisticada e inovadora Casa Diamante, acesse o nosso portfólio para conhecer esse projeto na íntegra.

 

Baixe nossos livros sobre arquitetura!

LIVROS DIGITAIS GRATUITOS (EBOOKS)

×