O conceito aberto é uma das grandes tendências da arquitetura contemporânea aplicada em ambientes domésticos e corporativos. Nos últimos anos é cada vez mais comum encontrar casas, apartamentos e até mesmo escritórios cujo projeto arquitetônico é composto por espaços abertos.
Preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre essa tendência! Nesta publicação você irá descobrir o que é o conceito aberto, as suas vantagens e como ele pode ser aplicado em ambientes corporativos. Assim poderá compreender porque essa tendência da arquitetura contemporânea que têm conquistado cada vez mais adeptos.
O que é o conceito aberto?
Trata-se de uma vertente da arquitetura contemporânea que aposta em espaços abertos. Ela teve início nos Estados Unidos onde surgiu a popular cozinha americana, cuja principal característica é apenas balcão de alvenaria separando a cozinha da sala de jantar, ou seja, um ambiente livre de paredes. Posteriormente, o balcão deu lugar as famosas ilhas com a pia, fogão e armários, unindo os dois ambientes.
Essa tendência norte americana ganhou o mundo e sofreu novas evoluções, dando vida ao famoso conceito aberto. Atualmente os projetos baseados nessa tendência possuem os espaços abertos como principal característica e podem apresentar diversas variações. Em algumas casas, por exemplo, sala de estar, jantar e a cozinha estão totalmente integrados.
Por que apostar no conceito aberto?
São inúmeras as razões pelas quais os espaços abertos têm ganhado cada vez mais lugar na arquitetura contemporânea, no entanto três motivos recebem destaque. Veja só:
- Socialização:
A socialização é uma das principais razões pelas quais as pessoas apostam em projetos com ambientes abertos. Já que ela elimina as paredes entre os ambientes e, consequentemente, permite a comunicação a partir de qualquer ponto da casa.
Quem está na cozinha, por exemplo, consegue comunicar-se enquanto cozinha com as pessoas na sala. Logo é uma ótima solução para o dia a dia das famílias, especialmente as com crianças, e quem possui o costume de receber convidados.
- Conecta todos os ambientes (internos e externos):
Ao eliminar as paredes que tradicionalmente separam sala de estar, cozinha e outros espaços, é possível conectá-los. Isso vale não só para os ambientes internos, mas também para os ambientes externos. É cada vez mais comum, por exemplo, encontrar projetos que integram os jardins a sala de estar ou ambientes gourmet, facilitando o convívio e ampliando os ambientes.
- Amplia espaços pequenos:
Casas e apartamentos pequenos também podem ser agraciados com conceito aberto, aliás essa é uma ótima tendência para esses ambientes. Já que, ao eliminar barreiras e integrar os ambientes, aumentamos a sensação de amplitude e também deixamos os espaços mais arejados. Além disso, o arquiteto e designer também conseguem otimizar cada ambiente, dando um novo aspecto para para aquele local.
Pode ser aplicado em espaços corporativos?
Sim, o conceito de ambientes abertos pode ser aplicado em espaços corporativos. O arquiteto e designer de interiores poderá planejar, de acordo com as suas necessidades, um ambiente de trabalho totalmente integrado. Esta é uma ótima opção para escritórios pequenos ou que necessitam de uma facilidade de comunicação entre a equipe.
O projeto também levará em consideração práticas da arquitetura contemporânea que contribuem para a produtividade. Tratamos nesse assunto no e-book especial sobre decoração de ambientes corporativos! Faça o download gratuito caso deseje mais informações ou solicite uma consultoria com a nossa equipe.